A história de tudo
1988- A primeira
ferramenta contra o Vienna Virus
Pavel Baudiš, um pesquisador no Instituto de Pesquisas de
Máquinas Matemáticas de Praga, encontrou uma amostra do Vienna Virus e,
intrigado por isto, escreveu um programa capaz de remove-lo. Ele então o mostra
ao seu colega Eduard Kučera e, juntos, começam a cooperativa ALWIL Software,
que lança o seu primeiro avast! antivirus. Por causa do regime opressivo, não
lhes foi possível formar uma 'empresa' naquele momento.
1989- A Revolução de Veludo
A Revolução de Veludo e a nova independência da
Checoslováquia da União Soviética traz liberdade econômica para empreendimentos
empresariais. Nos anos anteriores, organizações não eram permitidas a ter o
status de 'empresa' e tinham que permanecer somente como uma cooperativa.
1991- O nascimento de uma 'empresa'
Os fundadores Pavel Baudiš e Eduard Kučera, livres das
restrições sócio-econômicas do antigo regime, transformam finalmente a ALWIL
Software de uma 'cooperativa' em uma empresa de parceria conjunta.
1995- Primeiro antivirus para Windows 95
Um jovem universitário, Ondrej Vlček (atualmente o CTO da
avast!) se junta a ALWIL. Ele cria o primeiro programa antivirus para a Windows
95.
1996- Premiações em
todas as categorias
O avast! antivirus é um dos três primeiros programas de
antivirus a vencer mundialmente o título "Virus Bulletin's VB100" em
todas as categorias de teste. A revista Virus Bulletin e altamente reconhecida
como uma autoridade independente líder em segurança de computadores, e
conseguir até mesmo uma única premiação VB100 e muito difícil.
1997- McAfee usa o programa avast!
A ALWIL Software fornece o programa (+ o motor de
escaneamento) do avast! antivirus para a McAfee, que o licencia para o uso na
sua própria linha de produtos, McAfee antivirus, - provando a eficácia das
tecnologias do avast! antivirus colocando nas caixas do seu McAfee VirusScan a
logomarca "Capacitados pela tecnologia avast!". E também, ALWIL
contrata o seu primeiro especialista em suporte técnico, Pavel Mourek.
2001- Lançamento do
avast! Free Antivirus
O Co-fundador Eduard Kučera implementa uma estratégia
inovativa de comunidade de usuários baseada no principio de que todos usuários
de computador tem direito uma proteção de de ameaças prejudiciais, e que a segurança
dos computadores não deveria ser um luxo que algums não podem pagar. Então, em
primeiro de Junho, a ALWIL Software lança uma solução não comercial para
usuários domésticos, o 'free antivirus'. Seis meses depois (Janeiro de 2002),
um novo sistema de registro presencia o primeiríssimo usuário a se registrar no
avast! free antivirus, Home Edition.
2003- avast! abre uma loja online
A crescente base de dados do avast! Free Antivirus gera
uma necessidade da oferta online de outras soluções pagas. Portanto, ALWIL se
associa a firma de distribuição de vendas online e share-it Digital River's.
Lançamento de novos produtos: avast! Bootable Antivirus & Recovery Tool
(BART) CD e o avast! Free Antivirus Home Edition (sob a supervisão de Ondrej
Vlček's R&D).
2004- Um milhão de usuários
Apenas 30 meses após o registro de seu primeiro usuário,
a versão grátis do avast! chega a 1 milhão de usuários. Até então, a incerteza
de que dando-se de graça o que outros cobravam iria funcionar, mas alcançando 1
milhão de usuários confirma um aumento de sucesso na visibilidade da companhia.
ALWIL implementa um canal revendedor internacional para a sua versão paga de
soluções de segurança. Lançamento de novos produtos: avast! versão Linux,
avast! 4.5 Home/Professional edition, avast! Distributed Network Manager (ADNM), and avast! BART CD
2.0.
2005-
Alia-se a SanDisk
Como uma grande maneira para a avast! alcançar novos
usuários nos tempos em que a internet não tinha tanta penetração, ALWIL começou
a sua cooperação com a SanDisk. Graças a essa parceria, a avast! precisa de
localização (tradução) para todos os mercados da SanDisk. Portanto, ALWIL
contrata o seu primeiro time interno para localização (tradução) e suporte -
este é o primeiro passo para a avast! tornar-se um sucesso internacional em
termos de idiomas com suporte. Lançamento de novos produtos: avast! U3 Edition
e avast! 4.6.
2006- A data base de
usuários duplica - duas vêzes
A data base de usuários avast! duplica duas vêzes,
primeiro para 10 millhões então para 20 milhões no final do ano, em grande
parte por causa da disponibilidade de versões em outros idiomas e algums
prêmios da indústria por qualidade. avast! arrebata os SC Awards nas categorias
de Melhor Antivirus, assim como o melhor Anti-Malware (Europeu) e Reader's
Choice (USA). Lançamento de um novo produto: avast! Linux Home Edition.
2007- Um milhão de usuários por funcionário
A companhia alcança 40 milhões de usuários registrados
avast! com apenas 38 funcionários, para uma proporção de 1 milhão de usuários
por funcionário, proporção qual a companhia vai manter pelos próximos anos. A
ALWIL Software se transforma em uma sociedade anônima. Lançamento de novos
produtos: avast! Mac Edition e avast! Windows Home Server Edition.
2008- foco nas vendas internacionais e suporte
técnico.
A ALWIL concentra seu foco na aquisição de um time de
suporte e vendas multinacionais e na localização do avast! Antivirus e
avast.com em mais idiomas. A companhia alcança 50 milhões de usuários e 60
funcionários. Lançamento de um novo produto: avast 4.8.
2009- A expansão do seu Quartel General
Para fortalecer seu time a ALWIL contrata Vincent
Steckler (ex-Symantec)como CEO. A base de dados da avast! pula de 68 milhões
para mais 100 milhões de usuários registrados, e a companhia chega a 100
funcionários. Lançamento de novos produtos: a serie 5.0 do avast! Free
Antivirus, avast! Pro Antivirus, e
avast! Internet Security.
2010- Uniu-se ao Summit Partners
O Summit Partners investiu US$100 milhões (100 milhões de
dólares) para uma participação minoritária da compania, confirmando a posição
única da avast! no mercado global. Um dos diretores da Summit Partners, Sam
Sikkens, disse "é raro achar uma companhia como a avast! que redefine como
a industria faz negócios. Nós estamos muito animados com as perspectivas de
crescimento desta companhia excepcional." A ALWIL Software muda seu nome
para avast! Software, para alinhar mais de perto a companhia com a marca, e
avast! alcança 130 milhões de usuários registrados. Lançamento de novos
produtos: avast! serie 5.0, com um novo programa antivirus e uma Silent
Firewall opcional e virtualização Sandbox.
2011- Mais de 165 milhões de registros
Até meados do ano, avast! tem mais 135 milhões de
usuários ativos e mais de 165 milhões de usuários registrados - tudo isso com
um pouco mais de 150 funcionários. Lançamento de novos produtos: a linha avast!
Business Protection (com um simplificado console de administração central);
avast! 6.0 series, com inovações que incluem: WebRep™ (uma ferramenta para
medir a reputação de websites), SafeZone™ (uma opção de uma area de trabalho
limpa para mais segurança com transações confidenciais online), e AutoSandbox™
(o primeiro recurso de virtualização automática oferecido por um antivirus
gratuito).
conheça agora a equipe da Avast!: