A Evolução
História
A SYMANTEC, uma das maiores empresas de
segurança digital, foi fundada no dia 1 de março de 1982 na cidade de Sunnyvale
na Califórnia.
Criada por Gary Hendrix, um proeminente
especialista em linguagem natural e inteligência artificial, como uma empresa
de software. Juntamente com um grupo de pesquisadores da tradicional
Universidade de Stanford ele começou a concepção de projetos para a criação de
softwares inovadores, incluindo um programa de banco de dados.
Dois anos depois a empresa
foi adquirida por Gordon Eubanks e Dennis Coleman, proprietários de uma pequena
empresa chamada C&E Software, que manteve o nome SYMANTEC, e introduziu no
mercado, em 1985, seu primeiro produto de sucesso chamado Q&A
(um programa de banco de dados para computadores PC da IBM).
O sucesso da empresa foi tanto que, no dia 23 de junho de 1989, ocorreu uma
Oferta Inicial de Ações (IPO em inglês), permitindo assim arrecadar milhões de dólares
para expandir a empresa como um todo.
O resultado desta ação pode ser
constatado em agosto de 1990 quando a SYMANTEC fez sua maior e mais valiosa
aquisição ao comprar, por US$ 300 milhões, aproximadamente, a Peter Norton Computing, empresa fundada por
Peter Norton em 1982.
Juntamente com essa aquisição vieram produtos que se
tornariam de vital importância para a SYMANTEC, como o NORTON
UTILITIES, um programa
pioneiro baseado na linguagem DOS, lançado no mercado em 1982, e o NORTON
Antivírus.
Essa
aquisição deu a empresa 34% de participação de mercado neste segmento.
Com serviços e soluções tecnologicamente avançadas, a SYMANTEC ajudou pessoas e
empresas a protegerem e gerenciarem seu patrimônio digital.
Ainda no início
desta década, em 1991, a empresa iniciou sua expansão internacional com a
inauguração de uma fábrica na cidade de Dublin na Irlanda.
Três anos mais
tarde, a SYMANTEC já possuía uma rede internacional com mais de 150 clientes,
produzindo mais de 120 versões traduzidas de muitos softwares.
No final desta
década, John Thompson assumiu o comando da SYMANTEC, e se tornou o primeiro
afro-americano a ocupar o posto de CEO em uma empresa de software nos Estados
Unidos.
Em agosto de 2002, a empresa concluiu a aquisição da Riptech, criando uma rede global de centros de
operações de segurança mundialmente reconhecidos, que operava 24 horas nos
estados da Virgínia e do Texas, no Reino Unido, na Alemanha e também no Japão.
Com essa aquisição a SYMANTEC se tornou provedor líder mundial de serviços de
gerenciamento da segurança, capacitada a monitorar e gerenciar o maior número
de dispositivos de segurança através da maior variedade de soluções.
Nos anos seguintes a SYMANTEC seguiu adquirindo diversas empresas como a @Stake (segurança digital que ajuda as empresas a
proteger suas infra-estruturas e seus aplicativos complexos), em 2004; Liric (avaliação de necessidades de segurança de
redes globais altamente complexas e na criação de arquitetura e políticas para
protegê-las), em 2004; Sygate (soluções de controle de acesso a redes para grandes empresas), em 2005;
Relicore (soluções de alteração de datacenter e
gerenciamento de configuração), em 2006; e a Bind View (provedor global de software para a
conformidade da segurança de TI sem agentes), também em 2006.
Recentemente, em 2010, a SYMANTEC deu um
importante passo para se tornar definitivamente uma das maiores empresas de TI
do mundo ao adquirir a unidade de negócios de identidade e autenticação da VeriSign, que inclui os Serviços de Certificado Secure
Sockets Layer (SSL) e de Assinatura de
Código, os Serviços Gerenciados de Infraestrutura de Chave Pública (MPKI –
Managed Public Key Infrastructure), o Selo de Confiança VeriSign (VeriSign
Trust Seal), o Serviço de Autenticação de Proteção de Identidade VeriSign
(VeriSign Identity Protection - VIP) e o Serviço VIP de Detecção de Fraude (FDS
- Fraud Detection Service).
Atualmente a SYMANTEC oferece a seus clientes atividades em segurança da
internet e em redes para usuários domésticos (através de produtos com a marca
Norton) e corporações, com soluções baseadas em software e aplicativos contendo
proteção de antivírus, análise de vulnerabilidades, detecção de intrusos,
filtragem de conteúdo e de e-mail.
Um de seus produtos de maior crescimento é o Symantec.cloud, que utiliza o avanço da computação em nuvem
para proteger e gerenciar informações armazenadas em endpoints e transmitidas
via e-mail, web e mensagens instantâneas.
Muita pesquisa e resultado.
Segundo uma organização de pesquisa da empresa, o SYMANTEC RESEARCH LABS garante a continuidade da liderança da marca SYMANTEC por meio da inovação, criação de novas idéias e desenvolvimento de tecnologias de nova geração.
Os projetos incluem
investigações à longo prazo e inovações em um período de tempo mais curto que
disponibilizam benefícios imediatos aos clientes em todos os negócios da
empresa. As tecnologias desenvolvidas por esses centros já comercializadas
incluem:
>
A primeira tecnologia anti-spam da empresa
>
A tecnologia de bloqueio da exploração genérica visando interceptar a rápida
propagação das ameaças de rede.
> A tecnologia para o aprimoramento do desempenho
de produtos de backup
>A
tecnologia que propõe ajudar na proteção da valiosa infra-estrutura de várias
nações.
Com grandes idéias de negócios
e tecnologias surgindo de forma orgânica conta com mais de 1.200 patentes
globais.
Por outro lado, o SYMANTEC GLOBAL
INTELLIGENCE NETWORK é um recurso extraordinário para os clientes da
empresa, na medida em que fornece uma visão em tempo real das novas ameaças
digitais, em praticamente qualquer lugar do mundo.
Com mais de 240.000
sensores em mais de 200 países, a empresa coleta dados de códigos maliciosos de
133 milhões de sistemas e verifica mais de 8 bilhões de mensagens de e-mail por
dia.
Nos Centros de Operações de Segurança da
empresa, novas ameaças são analisadas e correlacionadas para ajudar os clientes
a se preparar e a resistir aos ataques.
Além disso, a SYMANTEC mantém um dos mais
abrangentes bancos de dados de vulnerabilidades do mundo, formado atualmente
por mais de 32.000 vulnerabilidades registradas, que afetam mais de 80.000
tecnologias de mais de 11.000 fornecedores.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas
acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira modificação aconteceu em
2000.
A mais recente alteração ocorreu em 2010
quando o novo logotipo da empresa reuniu o nome da SYMANTEC com a marca de
verificação proveniente da recente aquisição da VeriSign, que é o símbolo de
confiança mais reconhecido no cenário on-line, com mais de meio bilhão de
impressões diárias em mais de 100 mil sites exclusivos em 160 países.
A marca de verificação e o círculo serão os símbolos comuns usados em todo
portfólio da empresa, incluindo a marca de consumo Norton e a Symantec Hosted
Services.
Os slogans
Confidence in a
connected world.
Tradução: Confiança no mundo conectado.
Dados relevantes.
Tradução: Confiança no mundo conectado.
Dados relevantes.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de março de 1982
● Fundador: Dr. Gary Hendrix
● Sede mundial: Mountain View, Califórnia
● Proprietário da marca: Symantec Corporation
● Capital aberto: Sim (1989)
● Presidente: John Thompson
● CEO & Presidente: Henrique Salem
● Faturamento: US$ 6.19 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 597 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 12.6 bilhões (novembro/2011)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 18.600
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Antivírus, armazenamento e gerenciamento de sistemas
● Principais concorrentes: McAfee, AVG e Avast
● Ícones: O antivírus Norton
● Slogan: Confidence in a connected world.
Fonte: Norton, mundo das marcas.