sexta-feira, 2 de março de 2012

Symantec é criticada por classificar apps do Android Market como vírus


     
    A empresa de segurança Symantec que denunciou uma das maiores infecções em Android nesse final de semana, recebeu críticas da empresa de segurança móvel Lookout Security. Segundo a Lookout, os 13 aplicativos denunciados não eram maliciosos, mas sim apps legítimos patrocinados por anúncios um pouco mais agressivos que o normal.



    A Symantec afirmou que os 13 aplicativos encontrados estavam infectados com uma variante de um cavalo de Troia, o Android.Counterclank. Segundo a fabricante de antivírus, os aplicativos coletavam dados dos usuários e modificavam sua tela inicial de browser para apresentar materiais de publicidade. A praga teria sido instalada por 5 milhões de usuários.

    Tim Wyatt, engenheiro chefe da Lookout, disse que a Symantec exagerou em sua denuncia identificando os aplicativos como maliciosos ao dizer que os mesmos estavam infectados com um cavalo de Troia. Segundo a empresa essas atividades não justificam as aplicações serem apontadas como malware, já que aparentam ser uma rede de anúncios como outra qualquer. Em relação ao roubo de dados, a companhia não os classifica assim, já que todas as ações a serem realizadas pelos aplicativos são mostradas na tela antes de sua instalação, tendo o usuário a opção de autorizar ou não.

     O Google removeu algumas aplicações listadas como maliciosas pela Symantec, mesmo que a publicidade agressiva não seja razão para remoção. Aplicativos de outras empresas que apresentam os mesmo sintomas como os da Ogre Games, continuam ainda disponíveis na Android Market.

Nossa Opinião:
    A Symantec por ser uma grande empresa de softwares de segurança, deveria evitar cometer erros com respeito a essas ameaças que foram consideradas pela Lookout normais.

     Claro que se a Symantec considera esses aplicativos como maliciosos e de alto risco, deveria considerar também os aplicativos de outras empresas com o mesmo sintoma.

João Marcos,
Diretor AV-Security
Fonte: Linha defensiva.
Comentarios
2 Comentarios

2 comentarios:

mau mau disse... [Responder comentario]

Oi, galera do av-security, quando será o próximo teste ? e qual será o software testado ?

AV Security disse... [Responder comentario]

olá mau mau, o próximo teste a ser realizado será o unthreat free antivírus. ele foi escolhido por que um de nossos visitantes nos mandou um Email pedindo para que realizassimos essa analise.
Se você deseja que um antivírus seja testado mande um e mail também.

obrigado pelo comentário.
Bruno Pavão.

Deixe um comentario

Tecnologia do Blogger.