domingo, 19 de fevereiro de 2012

[Curiosidades] Como funciona um antivírus


    

     Você sabia que a várias maneiras de um antivírus saber se aquele arquivo é uma ameaça? Nesse artigo veremos as várias maneiras que um antivírus usa para detectar. Já aproveitando a deixa, nós explicaremos quais módulos de detecção estarão incluso no novo antivírus do Av-Security.

     Bem essa é primeira matéria de uma série que explicará como os antivírus funcionam, vejam então agora os métodos de detecção usados pelos antivírus:


Modos de detecção 

Detecção por CheckSumming

Se você esta familiarizado com a estrutura PE, sabe que todo programa tem um checksum, e caso você modifique 1 byte dele, ele vai ficar com um checksum diferente, a detecção por checksumming, basicamente tem um banco de dados com o checksum de inúmeros arquivos, o programa deve checar se o checksum do arquivo suspeito tem o mesmo que o do arquivo limpo...Caso seja diferente, o arquivo foi modificado, e assim o programa reconhecerá o vírus.

Contra: O antivírus não vai poder reconhecer o vírus se o arquivo já estiver contaminado.

Detecção por comportamento anormal

Este tipo, o programa já deve ter um banco de dados mais sofisticado, porque?Ele deve saber, por exemplo, como o vírus X infecta os outros arquivos, e deve checar todos as atividades da maquina em busca desta ação.

Contra: Caso o vírus seja bem feito, ele nem sempre vai ter atividades suspeitas, ele sempre vai tentar se "disfarçar"


Detecção por Emulação

Neste caso o programa suspeito de estar infectado é emulado(debugged) pelo antivírus(quarentena) que estudará os seus comportamentos em um sistema seguro(SandBox) e checará se algum de suas atividades de compara com a de algum vírus.

Contra:Este é um processo lento e perigoso pois se o programador de projetou o SandBox não tiver sido tão bom, o vírus pode se espalhar

Detecção por Dinamisto em RunTime

Este modo é como se fosse o level 2 do Checksumming, este pega o checksum de cada bloco das seções do executável e guarda, quando o programa estiver com algum bloco novo ou com checksums diferentes, ele é acusado de vírus.

Contra: Requer um hardware muito bom...


Detecção por Assinatura

Este modo é o geralmente usado nos antivírus de hoje em dia, e se baseia simplesmente em: Todo vírus tem sua assinatura, ou eu deveria dizer, sua "marca registrada", o objetivo desta detecção é checar se essa marca registrada se encontra no arquivo suspeito, e se encontrar, reconheça o vírus...

Contra: Este não reconhece novos vírus, apenas os que já estão na database
.

João Marcos,
Redação AV-Security 
Comentarios
0 Comentarios

0 comentarios:

Deixe um comentario

Tecnologia do Blogger.